Banca de DEFESA: Delcilene Sanches Furtado

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Delcilene Sanches Furtado

Data: 26/08/2017

Hora: 10:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

A FORMAÇÃO DOCENTE NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): CONCEPÇÕES SEGUNDO AS ORIENTAÇÕES PRESCRITIVAS E AS AÇÕES EFETIVAS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PÁ.


Palavras-Chaves:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Pedagogia do aprender a aprender; Formação docente; Racionalidade prática.

Páginas: 165

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Esse estudo tem como objeto o Eixo “Formação Continuada para Professores Alfabetizadores e seus Orientadores de Estudo” contido no PNAIC e como lócus o município de Cametá-Pá. Tem por objetivo analisar a concepção de formação docente prescrita na proposta de formação contida no PNAIC e sua materialização no contexto local mediante as ações efetivas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Cametá-Pá. Para isso utiliza-se das contribuições do Materialismo Histórico-Dialético por este se apresentar como uma possibilidade teórica que busca desvelar o conjunto de relações que determinam o objeto em estudo, sendo uma pesquisa caracterizada por uma abordagem qualitativa. Inicialmente o caminho da investigação se pautou pelo levantamento, definição e análise dos documentos e cadernos de formação utilizados pelo programa e um levantamento sobre os estudos já realizados sobre o PNAIC. Concomitantemente foi feito uma revisão da literatura de modo a aproximar do objeto por meio de sua apreensão numa perspectiva crítica. Os principais autores podem ser citados: Duarte (2001, 2010a, 2010b), Marsiglia (2010, 1013), Martins (2006, 2010), Saviani (2007b, 2009a, 2013a). Definimos, então, quatro categorias para desenvolvimento de nossa linha de investigação: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Pedagogia do aprender a aprender, Formação docente e racionalidade prática.  O estudo prevê como técnica de pesquisa de campo a aplicação de entrevistas semiestruturadas. A trajetória de investigação percorrida aponta que o PNAIC nasceu num contexto que representa a continuidade dos princípios e diretrizes que subsidiaram o projeto de reforma educacional a partir da década de 1990. Que a concepção de formação docente tem por base a racionalidade prática cuja matriz teórica se fundamenta pelo modelo teórico do construtivismo, pela pedagogia do professor reflexivo e pela pedagogia das competências. Em sintonia com esta matriz teórica adota o conceito de alfabetização na perspectiva do letramento se constituindo como um instrumental no qual a alfabetização é uma tecnologia ou técnica de leitura e escrita. Que a formação em seu processo de materialização no contexto local ela apresenta a mesma lógica incorporada na proposta orientadora da formação pela sua aproximação ao modelo da racionalidade prática. Embora tenhamos identificado a presença de elementos característicos da racionalidade técnica e da racionalidade crítica, no contexto local essa dimensão acaba se sobressaindo entre os orientadores e alfabetizadores entre os quais o relato de experiência se torna um dos principais elementos para ajudar o professor no processo formativo a construir novos conhecimentos para enfrentar os problemas da sua prática docente.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 46.656.202-10 - Gilmar Pereira da Silva - UFRN

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Interno - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Externo ao Programa - 326878 - Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno